Uma das maiores dificuldades de todo e qualquer empresário, incluídas as empresas do setor agro e os produtores rurais, é a administração de pessoal. Isso abrange funcionários próprios, terceirizados, trabalhadores temporários e prestadores de serviços. Essas diversas pessoas têm demandas, dúvidas e problemas que precisam ser resolvidos com frequência.
Além de exigir intensa atenção e energia, a área trabalhista pode se deparar com processos judiciais de seus trabalhadores e/ou ex-trabalhadores.
Essas questões do dia a dia podem tirar qualquer um do sério e tomar um tempo valioso, que poderia ser investido em outras atividades para obtenção de lucros. Por outro lado, abandonar essas questões pode gerar um prejuízo financeiro incalculável. Diante disso, o produtor e o empresário rural ficam em uma situação difícil: como lidar com tantos problemas?
Para estar tranquilo e protegido, uma assessoria jurídica é imprescindível.
Essa assessoria envolve diversas situações, tais como: o esclarecimento das dúvidas que aparecem no dia a dia sobre como fazer os registros na Certeira de Trabalho (CTPS), como proceder com os empregados, como realizar a elaboração de documentos e relatórios, como realizar negociações com os sindicatos, como elaborar os planos de segurança do trabalho (PPRA, LTCAT, PCMSO), dentre outras coisas.
Além disso, a legislação muda de forma rápida e constante e a atualização recebida por equipe jurídica especializada realmente é imprescindível.
E é claro que, se por uma razão ou outra alguma Reclamação Trabalhista for ajuizada, a assessoria também engloba a elaboração das defesas e recursos, de modo a proteger o empresário e o produtor.
Texto por: Giovane Ramalho Sampaio